Palestra Educação Escolar Indígena em interface com a Educação Especial encerra III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas
A conferência de encerramento do III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas, intitulada Educação Escolar Indígena em interface com a Educação Especial, ocorreu no laboratório de vídeo da Universidade Federal do Amazonas – campus Parintins, com a mediação de Helen Picanço Simas e palestras do indígena Josias Ferreira Sateré (Ufam), da professora de Libras Danilza de Souza Teixeira (Ufam) e do professor de Libras Marlon Jorge Silva de Azevedo (UEA).
Mesa de encerramento do evento
Fotografia: Evailza Pantoja
Na atividade, cada palestrante tratou sobre os desafios e possibilidades do ensino de línguas indígenas e da língua brasileira de sinais (LIBRAS) no contexto tanto de escolas indígenas quantos de escolas não indígenas. Segundo a professora Hellen Picanço, “é necessário não só se pensar na política linguística para línguas indígenas e de línguas sinais no Brasil, é necessário realizar o planejamento linguístico para de fato as línguas ocuparem lugares de destaque e se terem ações para fortalecer as línguas existentes no Brasil”.
O III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas foi realizado de forma híbrida, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. As atividades presenciais aconteceram na Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus e no campus de Parintins. A transmissão do evento aconteceu pelo canal do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia - Nel-Amazônia no YouTube.
Com o tema “Saberes Ancestrais nas Áreas da Educação, Linguagens e Comunicação”, o evento promoveu a troca de conhecimentos entre pesquisadores do núcleo de estudos de linguagens da Amazônia e profissionais das áreas de educação, linguagens e comunicação de diversas universidades.
O simpósio organizado pelos membros do Nel-Amazônia contou com a participação de mais de 100 pessoas. No primeiro dia, destacou-se a conferência de abertura sobre “Saberes Tradicionais e Línguas Indígenas no Contexto da Educação Intercultural”, cujas palestrantes foram as professoras Jonise Santos (Ufam) e Adria Simone Duarte de Souza (UEA) e teve como mediadora a professora Ligiane Pessoa (Ufam).
No segundo dia, foram realizados Grupos de Trabalho (GTs) com apresentações de pesquisas. O primeiro GT, coordenado por Franklin Roosevelt Martins (UEA), Adelson Barros (Ufam) e Amanda Mustafa (Seduc), abordou o tema linguagens em contexto amazônico. O segundo GT, coordenado por Marcos Alcantara (Ufam), Lysne e André Gama (Ufam), teve como tema educação em contexto amazônico.
O último dia contou com mais um GT, coordenados por André Gama (Ufam) e Sebastiao Nascimento (UFT), o qual abordou o tema comunicação em contexto amazônico.
As palestras e GTs estão disponíveis no canal do Nel-Amazônia – https://www.youtube.com/channel/UCcgG2zE9E1aM7V29vhrfiqQ
Para mais informações sobre o grupo de pesquisa e o citado evento, acesse nel.ufam.edu.br ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Por: Karolina Oliveira - acadêmica do curso de Jornalismo do ICSEZ/Ufam
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