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Palestra Educação Escolar Indígena em interface com a Educação Especial encerra III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas

  • Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 14h23
  • Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 14h40

A conferência de encerramento do III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas, intitulada Educação Escolar Indígena em interface com a Educação Especial, ocorreu no laboratório de vídeo da Universidade Federal do Amazonas – campus Parintins, com a mediação de Helen Picanço Simas e palestras do indígena Josias Ferreira Sateré (Ufam), da professora de Libras Danilza de Souza Teixeira (Ufam) e do professor de Libras Marlon Jorge Silva de Azevedo (UEA).

Mesa de encerramento do evento

Fotografia: Evailza Pantoja

Na atividade, cada palestrante tratou sobre os desafios e possibilidades do ensino de línguas indígenas e da língua brasileira de sinais (LIBRAS) no contexto tanto de escolas indígenas quantos de escolas não indígenas. Segundo a professora Hellen Picanço, “é necessário não só se pensar na política linguística para línguas indígenas e de línguas sinais no Brasil, é necessário realizar o planejamento linguístico para de fato as línguas ocuparem lugares de destaque e se terem ações para fortalecer as línguas existentes no Brasil”.

O III Simpósio Processos Educativos e Identidades Amazônicas foi realizado de forma híbrida, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro. As atividades presenciais aconteceram na Universidade Federal do Amazonas, campus Manaus e no campus de Parintins. A transmissão do evento aconteceu pelo canal do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia - Nel-Amazônia no YouTube.

Com o tema “Saberes Ancestrais nas Áreas da Educação, Linguagens e Comunicação”, o evento promoveu a troca de conhecimentos entre pesquisadores do núcleo de estudos de linguagens da Amazônia e profissionais das áreas de educação, linguagens e comunicação de diversas universidades.

O simpósio organizado pelos membros do Nel-Amazônia contou com a participação de mais de 100 pessoas. No primeiro dia, destacou-se a conferência de abertura sobre “Saberes Tradicionais e Línguas Indígenas no Contexto da Educação Intercultural”, cujas palestrantes foram as professoras Jonise Santos (Ufam) e  Adria Simone Duarte de Souza (UEA) e teve como mediadora a professora Ligiane Pessoa (Ufam).

No segundo dia, foram realizados Grupos de Trabalho (GTs) com apresentações de pesquisas. O primeiro GT, coordenado por Franklin Roosevelt Martins (UEA), Adelson Barros (Ufam) e Amanda Mustafa (Seduc), abordou o tema linguagens em contexto amazônico. O segundo GT, coordenado por Marcos Alcantara (Ufam), Lysne e André Gama (Ufam), teve como tema educação em contexto amazônico.

O último dia contou com mais um GT, coordenados por André Gama (Ufam) e Sebastiao Nascimento (UFT), o qual abordou o tema comunicação em contexto amazônico.

As palestras e GTs estão disponíveis no canal do Nel-Amazônia – https://www.youtube.com/channel/UCcgG2zE9E1aM7V29vhrfiqQ

Para mais informações sobre o grupo de pesquisa e o citado evento, acesse nel.ufam.edu.br ou envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Por: Karolina Oliveira - acadêmica do curso de Jornalismo do ICSEZ/Ufam

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