Projetos de Iniciação Científica - PIBIC
A comunicação digital ribeirinha nas redes sociais: estratégias e performances de influenciadores digitais amazônidas
Trata-se de uma pesquisa sobre a produção de conteúdo nas redes sociais feita por influenciadores ribeirinhos, para disseminação e visibilidade do cenário amazônico e ribeirinho tradicional, à medida que se apropriam de uma “marca” Amazônia em suas performances. Diante disso, a pesquisa vai problematizar como o alcance de internet por meio de wi-fi, nos moldes de praças digitais em espaços públicos corroborou para que comunidades ribeirinhas na Amazônia Ocidental alcançassem um maior acesso às plataformas digitais. Desta feita, um dos objetivos principais é analisar as estratégias e performances dos ribeirinhos nas redes sociais, através de acompanhamento de dois perfis de influenciadores digitais ribeirinhos com mais seguidores nas redes sociais facebook e tik tok.
Integrantes: Profa. Dra. Soriany Neves - Corodenadora; Katharina da Silva Lira
Financiador: UFAM
Engajamento e audiência: estratégias de sites jornalísticos nas mídias sociais digitais em Parintins
Com o avanço tecnológico o jornalismo tradicional precisou adaptar-se as novas tendências de multiplataformas, migrando para as redes sociais digitais com o intuito de acompanhar as formas de interações e consumo do seu público nas mídias digitais. Junto à essa adaptação na web houve uma mudança nos modos de produção e divulgação de notícia e o uso de estratégias de engajamento de audiência. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a forma que os principais sites jornalísticos de Parintins, interagem com sua audiência em suas redes sociais e quais estratégias se utilizam para engajamento, alcance e troca de interações com o público no jornalismo interativo.
Integrantes: Orientadora: Profa. Dra. Soriany Neves/ Nataly Jessica de Oliveira Matos
Financiador: UFAM
PIB-LLA/0063/2023 - Política Linguística da Universidade Federal do Amazonas: quais ações já foram implementadas e desenvolvidas na instituição - 2023-2024
Este projeto tem como objetivo discutir a política linguística da Universidade Federal do Amazonas e identificar quais ações já foram implementadas, visando entender se, na prática, os falantes de línguas indígenas sentem os impactos positivos das ações da instituição. O estudo será desenvolvido por meio de pesquisa documental e de campo, com abordagem qualitativa. O instrumento de coleta dos dados de campo será a entrevista em profundidade. O corpus de estudo será formado por documentos da Ufam sobre política linguística e pelas respostas à entrevista. O referencial teórico serão os estudos de Calvet (2002), Simas, Pereira e Silva (2022) e as leis e decretos sobre política linguística do Brasil. Com este projeto desejamos apontar as ações que, de fato, se tornaram realidade na Ufam a partir da criação da resolução 028 de 2018.
Integrantes: Hellen Cristina Picanço Simas - Coordenador/Débora Santos
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
PIB-SA/0118/2023 - Carta do leitor: evoluções na comunicação entre leitor e escritor - 2023-2024
O presente projeto visa investigar a evolução das comunicações entre leitor e os meios de comunicação partindo do estudo do gênero textual jornalístico carta do leitor. Para tanto, utiliza a pesquisa bibliográfica e de campo virtual para coleta do corpus de estudo. Os dados serão tratados qualitativamente e a partir dos estudos de teórico da comunicação, como José Marques de Melo (2020) e a partir de estudos teórico linguístico, como o de Mikail Bakhtin (1993). Espera-se apontas as principais transformações da comunicação direta entre leitor e leitora com as mídias noticiosas com o advento da tecnologia; compreender as adaptações e as formas mais utilizadas da comunicação com as mídias de notícia na atualidade e descrever as características estruturais e linguística da carta de leitor e suas transformações históricas.
Integrantes: Hellen Cristina Picanço Simas - Coordenador/Luan Guerreiro - Voluntário
PIB-SA/0180/2023 - Violentada mais uma vez: uma análise de comentários no Facebook que discursam a culpabilização das mulheres vítimas de violência doméstica
Esta pesquisa emerge da reflexão acerca do entrelaçamento de três elementos, a saber: [1] as práticas jornalísticas em plataformas de redes sociais digitais como o Facebook, [2] o modo como, nestes espaços, são noticiados os casos de violência doméstica contra a mulher e, de que maneira, a partir delas, [3] emergem um conjunto de comentários que, por vezes, constroem significados para as vítimas que as culpabilizam pela violência sofrida. Assim, o objetivo do estudo proposto é analisar os comentários de notícias sobre mulheres vítimas de violência doméstica em páginas jornalísticas do estado do Amazonas disponibilizadas na plataforma de rede social Facebook, reconhecendo as dinâmicas impostas ao jornalismo e os modos de interagir dos sujeitos conectados. Justifica-se a relevância do assunto tanto pela sua atualidade como pela urgência de tratar as temáticas abordadas, tanto o aspecto dos modos sociais de discursar sobre a violência contra a mulher como o papel do jornalista e a função social do jornalismo no estabelecimento de conversações sobre assuntos sensíveis. A análise se propõe qualitativa e a análise dos comentários será realizada considerando a perspectiva etnometodológica de Análise da Conversa conforme descrita por Oliveira (2019). Por fim, espera-se contribuir para o debate e apontar caminhos para a reflexão e o combate à violência doméstica e o papel das práticas jornalísticas neste debate, sem perder de vista a ética e os valores próprios do campo.
Integrantes: Cândida Nobre/Adrielle de Souza Silva
Financiador: UFAM
PIB-SA/0136/2023 - Inteligência artificial e jornalismo: um mapeamento de inter-relação da tecnologia e das práticasjornalísticas
Tal qual destacam Fígaro e Nonato (2021), parte-se do pressuposto que o jornalista é um profissional que sempre precisou se adaptar aos variados formatos, linguagens e arranjos alternativos e independentes diante da emergência de distintos meios de comunicação, seja o rádio, a televisão ou a internet. Em cada um deles, as estratégias de apuração, escrita, edição e publicação passaram por reordenamentos das rotinas produtivas mediante o uso de dispositivos tecnológicos dos mais diversos. Com a chegada da Inteligência Artificial (IA), jornalistas ao redor do mundo enfrentam um novo desafio e são impelidos a criar estratégias para usar essa tecnologia como aliada. A proposta de pesquisa objetiva analisar os usos e possíveis desafios que a Inteligência Artificial traz à prática jornalística. Nesse sentido, propõe-se fazer um mapeamento de sistemas de IA utilizados por jornalistas, bem como de exemplos existentes de produtos noticiosos desenvolvidos na inter-relação das IAs e das práticas nas redações, reconhecendo as adaptações dos profissionais às tecnologias atualmente disponíveis, que vem sendo utilizadas pelo menos desde 2017 (RAMOS, 2023). Justifica-se a relevância do assunto não apenas pela sua atualidade, mas, sobretudo, pela desmistificação da temática, sem perder de vista o alerta aos profissionais do jornalismo quanto às dimensões éticas em relação, dentre outros temas, à autoria, à verificação da informação, à transparência e à privacidade. O mapeamento será realizado considerando os sistemas utilizados e as descrições que os jornalistas fazem no produto noticioso acerca de seus usos. Por fim, espera-se contribuir para o debate e apontar caminhos para os novos modelos de práticas jornalísticas, sem perder de vista a ética e os valores próprios do campo.
Integrantes: Cândida Nobre/ Thiago Nanine de Paula
Financianciador: UFAM
PIB-SA/0137/223 - Fãs e anti-fãs: uma análise das controvérsias na fanpage "perreché" no Facebook do Festival de Parintins 2023
Esta proposta de pesquisa parte da consolidação da presença do Festival de Parintins em um ecossistema midiático que permite novas estruturas de participação dos fãs junto aos bois, em especial nas plataformas de redes sociais digitais (JENKINS et al, 2014). Estas, por sua vez, são compreendidas como ambientes de divulgação das atividades das agremiações e também de conversação entre o público e a agremiação e entre os indivíduos entre si, a partir das quais emergem também os acirramentos da competição entre os bumbás Garantido e Caprichoso. O objeto do estudo consiste em analisar as disputas, discussões e controvérsias dos fãs e anti-fãs na edição de 2023 do Festival, a partir da fanpage do Boi Garantido no Facebook, realizando a coleta de posts dessa temporada bovina em específico, fazendo o mapeamento das interações (reações e comentários) e discutindo as questões que emergem a partir daí. A especificação em escolher o boi Garantido para estudo decorre da crise interna que se instalou em consequência da edição de 2022 do Festival (GOMES, 2022). Desde então, o boi-bumbá encarnado vem sofrendo com ataques cibernéticos propagados e descredibilizados por sua própria nação. Justifica-se a relevância do assunto não apenas pela sua atualidade, mas, sobretudo, pela contribuição que o campo de estudo dos fãs no contexto digital pode oferecer. Espera-se, dessa maneira, contribuir para o debate, apontando caminhos de pesquisa de cultura digital vinculado a especificidades dos territórios amazonenses.
Integrantes: Cândida Nobre/Amanda Belém dos Santos
Financiador: UFAM
PIBIC/PAIC 2023/2024 - TV Ufam como instrumento de divulgação científica no estado do Amazonas
A lei federal que criou os Canais Básicos de Utilização Gratuitos, em 1995 passou por atualização com Lei 12.485/11, que criou o Serviço de Acesso Condicionado (SeAC). No entanto, a essência dos canais universitário apresentaram pouca evolução no que diz respeito as orientações de programação e distribuição do sinal, que ainda se mantém restrita ao sistema de assinatura por cabo local. A TV Ufam mantém uma grade diversificada, mas não fixa, posto que o conteúdo é bastante diversificado e essencialmente sob demanda, também sendo distribuído pelas plataformas Facebook e Youtube, de forma gratuita. Muito mais do que divulgar ações de gestão administrativa, os canais universitários devem estar focados na difusão de informação científica. "É necessário, portanto, que a TV pública brasileira saiba 'com quem' vai se comunicar, para então definir 'como' irá formatar sua programação, RAMALHO (2009).
Integrantes: Prof. Dr. Carlos J. Barros Monteiro - Coordenador; Andreina Viana Ramos
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEAM
PIBIC/PAIC 2023/2024 - Papel social do CED UFAM na formação profissional superior no estado do Amazonas
O CED UFAM já está em funcionamento e é credenciado pela Súmula de Parecer do Conselho Nacional de Educação (DOU-26/11/2010), amparado pela Resolução n.ºc 010/2004/CONSUNI, que aprova as ações de EaD no âmbito da UFAM, bem como pelo Regimento aprovado pela Resolução 010/2007/CONSAD UFAM. Com a proposta de expansão do ensino a distância, intitulado "Reuni Digital: Plano de Expansão da EAD nas IES públicas federais" em 2021, na versão preliminar, foi aberta a proposta, por meio de minuta e discussão pública pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), com uma proposta de atender o país de forma ampliada. O argumento referência da proposta informava que "o Programa é fortemente motivado pela necessidade de expansão da educação superior prevista de modo mais específico na meta 12 do PNE 2014-2024. Essa meta prevê uma elevação na taxa bruta de matrículas (TBM) para 50% cinquenta por cento) e na taxa líquida de escolarização (TLE) para 33% (trinta e três por cento) da população de 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos, sendo que pelo menos 40% das novas matrículas seja proveniente do segmento público, assegurada a qualidade da oferta", MEC (2021). Adiante, o MEC defendeu como objetivo geral: "O Reuni Digital visa expandir as matrículas na educação superior na modalidade a distância (EaD) em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), contribuindo para o atendimento da meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024)".
Integrantes: Prof. Dr. Carlos J. Barros Monteiro - Coordenador; Karoline Moreira De Oliveira
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEAM
PIB-SA/0150/2023 - Pesquisa sobre egressos do ICSEZ – UFAM – Curso de Comunicação Social/Jornalismo
Este projeto de PIBIC é um braço do Projeto de Pesquisa “Trajetória de Vida Social e Profissional dos Egressos do ICSEZ - UFAM”, cujo objetivo é levantar informações e criar perfis sobre alunos e alunas egressos dos cursos do Instituto, buscando descobrir, entre outras coisas, quais fatores dificultaram ou facilitaram a entrada deles no mercado de trabalho, suas mobilidades após formados e como podem colaborar para a melhoria dos cursos do ICSEZ. Nesse sentido, o estudante bolsista tem a oportunidade de desenvolver o pensamento científico, aprender sobre pesquisas quanti e qualitativa e ferramentas relacionadas, bem como desenvolver sua escrita acadêmica. Ainda, o estudante tem a oportunidade de trabalhar ativamente no projeto, pensando em possíveis artigos e desdobramentos para o futuro. Para este projeto em específico, a pessoa recrutada trabalha com os egressos do curso de Curso de Comunicação Social/Jornalismo do ICSEZ, juntando posteriormente o conhecimento construído com os dos outros cursos do Instituto.
Este projeto de PIBIC é um braço do Projeto de Pesquisa “Trajetória de Vida Social e Profissional dos Egressos do ICSEZ - UFAM”, cujo objetivo é levantar informações e criar perfis sobre alunos e alunas egressos dos cursos do Instituto, buscando descobrir, entre outras coisas, quais fatores dificultaram ou facilitaram a entrada deles no mercado de trabalho, suas mobilidades após formados e como podem colaborar para a melhoria dos cursos do ICSEZ. Nesse sentido, o estudante bolsista tem a oportunidade de desenvolver o pensamento científico, aprender sobre pesquisas quanti e qualitativa e ferramentas relacionadas, bem como desenvolver sua escrita acadêmica. Ainda, o estudante tem a oportunidade de trabalhar ativamente no projeto, pensando em possíveis artigos e desdobramentos para o futuro. Para este projeto em específico, a pessoa recrutada trabalha com os egressos do curso de Curso de Comunicação Social/Jornalismo do ICSEZ, juntando posteriormente o conhecimento construído com os dos outros cursos do Instituto.
Integrantes: Marina Magalhães/ Anne Erleny Arruda de Souza
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
PIB-SA/0184/2023 - Cidadania digital afroamazônica
Esta proposta está vinculada ao projeto de Pesquisa “Cidadania Digital” (Humanitas/Fapeam), o qual tem como foco analisar as relações comunicacionais de povos, comunidades e/ou grupos em situação de minoria, vulnerabilidade social no Baixo Amazonas, a partir da perspectiva do digital. No caso específico deste projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) "Cidadania digital afroamazônica", pretende-se aprofundar o recorte acerca das narrativas sobre os povos negros na Amazônia, abordando a sua visibilidade a partir de um estudo sobre as representações midiáticas e nas redes sociais digitais do Povo de Freguesia do Andirá, do município de Barreirinha (AM). Este PIBIC ainda adota como recorte a Festa dos Marujos como expressão das identidades culturais negras e amazônicas desses povos, a fim de apontar estratégias para dar visibilidade à celebração e contribuir para o fortalecimento das representações dessas identidades. Espera-se, com este estudo, contribuir academicamente para o mapeamento das diferentes narrativas produzidas pelos - e sobre - os povos do Baixo Amazonas.
PIB-SA/0184/2023 - Cidadania digital afroamazônica
Esta proposta está vinculada ao projeto de Pesquisa “Cidadania Digital” (Humanitas/Fapeam), o qual tem como foco analisar as relações comunicacionais de povos, comunidades e/ou grupos em situação de minoria, vulnerabilidade social no Baixo Amazonas, a partir da perspectiva do digital. No caso específico deste projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC) "Cidadania digital afroamazônica", pretende-se aprofundar o recorte acerca das narrativas sobre os povos negros na Amazônia, abordando a sua visibilidade a partir de um estudo sobre as representações midiáticas e nas redes sociais digitais do Povo de Freguesia do Andirá, do município de Barreirinha (AM). Este PIBIC ainda adota como recorte a Festa dos Marujos como expressão das identidades culturais negras e amazônicas desses povos, a fim de apontar estratégias para dar visibilidade à celebração e contribuir para o fortalecimento das representações dessas identidades. Espera-se, com este estudo, contribuir academicamente para o mapeamento das diferentes narrativas produzidas pelos - e sobre - os povos do Baixo Amazonas.
Integrantes: Marina Magalhães/Renner Gomes Viana
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Redes Sociais