Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Programa Atividade Curricular de Extensão - Pace
Início do conteúdo da página

Programa Atividade Curricular de Extensão - Pace

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 16h15 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h42 | Acessos: 977

Pace Jornalismo Colaborativo: o presente projeto tem o objetivo a produção de notícias na área do jornalismo científico para sites da Ufam, a fim proporcionar o conhecimento prático dos alunos do curso de Comunicação/Jornalismo para a produção de matérias no âmbito do webjornalismo. Utiliza para tanto a pesquisa de campo-virtual e a técnica da observação participante em plataformas digitais. Os pressupostos teóricos da área de webjornalismo são os estudos de Canavilhas; Rodrigues; Giacomelli, (2019) e SEPAC (2012). Espera-se que o aluno possa entender a rotina da prática do webjornalismo e os novos formatos de textos jornalístico de web.

Coordenadora: Profa. Dra. Hellen Picanço

 

Canal Educativo Amazônia Ribeirinha: o projeto nasceu com a produção da websérie Pandemia no Amazonas durante a Pandemia da COVID-19, em meados de 2020, e constitui-se como a primeira produção do gênero para a plataforma digital do YouTube por meio do Canal Educativo Amazônia Ribeirinha, publicado em março de 2021. A produção movimentou as produções midiáticas do curso durante a pandemia e pós-pandemia e se tornou um registro importante desse período da atuação dos alunos e professores no curso de Jornalismo de Parintins. O Canal educativo na plataforma do Youtube retrata aspectos das realidades e cultura amazônica ribeirinha sem exotizá-la ou considerá-la como primitiva, atrasada, ampliando dessa forma o conhecimento sobre os povos tradicionais da Amazônia Ocidental. O canal tem como principais editorias a produção de notícias, webséries documentais e vídeos educativos sobre as realidades nessas comunidades do entorno do Município de Parintins, no Baixo Amazonas. A produção tem uma concepção de produção compartilhada em rede e. foi coordenada de 2020 a 2022 pela professora doutora Soriany Simas Neves, nas primeiras e até a quarta temporada e em 2022 a 5 temporada foi dirigida pela professora doutora Cândida Nobre do curso de Jornalismo do ICSEZ/Parintins. Durante as temporadas, o canal conquistou dois prêmios no Intercom Norte em 2021 e 2023, na categoria produção audiovisual para mídias digitais.

Coordenadora: Profa. Dra. Soriany Neves

 

Blog Panorama Ribeirinho: o blog Panorama Ribeirinho é um projeto que propõe a discussão acadêmica e social de temas relacionados ao campo da comunicação e ao cotidiano dos povos ribeirinhos que habitam a floresta amazônica. Surgiu em meio à crise econômica e de saúde provocadas pela pandemia global do novo Coronavírus (Covid-19), mas pretende manter olhar atento às práticas comunicacionais ribeirinhas especialmente após o fim do isolamento social imposto pela conjuntura mundial. Este espaço conta com contribuições de professores, pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil, com objetivo de ampliar o intercâmbio de conhecimento sobre as experiências comunicacionais cotidianas durante e pós-pandemia e está vinculado ao Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPq), do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O Blog foi vencedor do Intercom Norte no ano de 2022.

Coordenadora: Profa Dra Soriany Neves

 

PACE-00178/2023/01- Cidadania e memória digital Koutakusei: narrativas em rede sobre a imigração japonesa em Parintins (AM): este projeto tem como foco promover o resgate da cultura japonesa no município do Baixo Amazonas, por meio de registros e difusão de memórias dos descendentes de imigrantes japoneses dos anos 1930, os Koutakuseis. A partir do campo da Comunicação, a iniciativa visa mapear a presença digital da comunidade em questão e desenvolver oficinas de produção de conteúdo para as redes sociais digitais direcionadas ao público vinculado à Associação Nipo Brasileira de Parintins. A imigração japonesa no estado do Amazonas iniciou em 1929. Em Parintins, de acordo com Sá (2012), os imigrantes japoneses chegaram em 1931, com os chamados Koutakuseis, cuja atuação envolveu a produção agrícola na região. Os imigrantes japoneses tiveram forte contribuição para a aclimatação da juta no Brasil, especificamente no Amazonas, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e urbano da Amazônia. Portanto, considerando a relevância da imigração japonesa para a cultura local, este projeto propõe contribuir para a documentação da memória dos Kutakuseis e promover a cidadania digital entre a comunidade escolhida, a partir do desenvolvimento de conteúdos midiáticos digitais. A metodologia a ser desenvolvida busca a produção colaborativa de conhecimento, a qual passa pela produção de oficinas de letramento digital e produção de conteúdo para as redes sociais digitais junto ao público envolvido.

Coordenação: Marina Magalhães de Morais
Vice-coordenação: Cândida Maria Nobre de Almeida Moraes

 

Fim do conteúdo da página