História
O curso de graduação em Jornalismo está localizado no município de Parintins, 9ª sub-região do Baixo Amazonas, situada à margem direita do rio Amazonas, fazendo limites com o estado do Pará e com os municípios de Barreirinha, Urucurituba, Nhamundá e o distrito de Mocambo. Possui 116.439 habitantes (IBGE, 2021) e tem um complexo educativo formado por 18 escolas estaduais (dados da Secretaria Estadual de Educação/SEDUC-Parintins, 2007) e 166 escolas municipais, sendo 29 da área urbana e 137 da área rural (dados da Secretaria Municipal de Educação/SEMED-Parintins, 2007).
No município de Parintins, a instalação do Campus Universitário ocorreu em 1970, por meio da Fundação Projeto Rondon como uma extensão universitária vinculada à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a qual atuou com cursos de licenciatura de curta duração. E em 1989, por meio do Programa Norte de Interiorização, a universidade concretizou-se com a instalação nas dependências do prédio onde funcionava o referido projeto com cursos de licenciatura, realização de projetos de pesquisa e extensão universitária, dessa vez pela UFAM.
Como resultado do inegável esforço da comunidade universitária para efetivar a política de expansão do ensino superior, o ano de 2005 representa um marco no tocante às medidas adotadas no âmbito das propostas de adequação dos projetos de interiorização. Trata-se do Programa de Expansão do Ensino Superior, promovido pelo Governo Federal, que se denomina “UFAM - MULTICAMPI” e que, se estendendo às áreas rurais, consolida-se com a implantação de Unidades Acadêmicas Permanentes. Em fevereiro de 2007, com a realização do Concurso Público à carreira do Magistério Superior, o município de Parintins passa a compor a lógica do referido programa.
O ICSEZ tem, atualmente, dois campi na cidade. O primeiro prédio abrigou as atividades iniciais da universidade, na Rua Paraíba, próximo à Arena do Bumbódromo, e recebeu o nome de professor ‘‘Dorval Varela Moura’’. Esse campus, no bairro de Palmares, também é carinhosamente chamado de “Ufanzinha”, onde são desenvolvidas atividades laboratoriais de alguns cursos. O segundo campus está localizado na Estrada Parintins Macurany, s/n, no bairro Jacareacanga, CEP: 69.152-240, em meio a um bosque de mata nativa. O campus possui três blocos construídos, um em construção e um novo Restaurante Universitário também em construção.
A estrutura administrativa é organizada com a Direção, Coordenações Acadêmica e Administrativa. Até o momento, o ICSEZ oferece sete cursos de graduação na cidade de Parintins, sendo quatro bacharelados: Administração, Jornalismo, Serviço Social e Zootecnia; três licenciaturas: Artes Plásticas, Educação Física e Pedagogia. Também abriga dois cursos de pós-graduação lato sensu: Produção Animal Sustentável na Amazônia e Educação do Campo: Práticas Pedagógicas. Essa estrutura abriga cerca de 2 mil alunos, 90 professores e 42 servidores técnicos administrativos, além de prestadores de serviços terceirizados.
A implantação do curso de graduação em Jornalismo surgiu a partir das demandas levantadas em estudos sobre a oferta de condições no processo de formação de profissionais na área de Jornalismo, por meio de audiências públicas realizadas com a participação de autoridades locais, de representantes da sociedade civil organizada e de munícipes.
Assim, com base na Resolução nº 060/2007, o Reitor da Universidade Federal do Amazonas resolve: “CRIAR o Curso de Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo com 50 (cinquenta) vagas, turno noturno, vinculado à Unidade Permanente de Parintins”. Com a aprovação no vestibular 2007, os primeiros acadêmicos do curso ingressaram na universidade, com o objetivo de obter sólida formação teórico-prática na área de Comunicação com habilitação em Jornalismo, com base nos pressupostos pedagógicos desenvolvidos pela instituição formadora, frente à realidade e contexto local e regional.
Redes Sociais