UFAM-Parintins conquista três prêmios de Comunicação no Intercom Norte
Produções do curso de Jornalismo venceram as categorias radiodocumentário, podcast e programa de áudio. Radionovela foi finalista como melhor ficção em áudio e duas pesquisas acadêmicas foram selecionadas na programação.
Participantes do Intercom 2024
Fotografia: acervo Cidadania Digital
Quatro trabalhos feitos por jornalistas egressas e por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus Parintins, foram destaque no Prêmio Expocom Norte na última sexta-feira (24/05). Três produções – um radiodocumentário, um podcast e um programa de áudio – foram eleitas como as melhoras da região Norte pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), instituição que promove a premiação. Uma radionovela sobre a imigração japonesa em Parintins, produzida pelos alunos da UFAM, também ficou entre as finalistas do prêmio, na modalidade ficção em áudio.
“Recebemos esses prêmios como um reconhecimento do talento e da originalidade dos estudantes da UFAM Parintins. Todos esses trabalhos foram produzidos em sala de aula e no Laboratório de Radiojornalismo do nosso instituto. Isso também sinaliza o comprometimento do corpo de professores e técnicos do curso de Jornalismo em garantir a excelência dos trabalhos aqui produzidos, que nada deixam a desejar em comparação à produção de grandes centros urbanos”, avalia a professora Marina Magalhães, orientadora dos trabalhos premiados e da produção finalista.
Na categoria “Jornalismo”, o radiodocumentário “Mães de coragem: desafios das mães solo empreendedoras no município de Parintins (AM)”, de autoria de Analu Medeiros e Evelyn Brito, venceu na modalidade “Documentário jornalístico e grande-reportagem em áudio e rádio”. Já na categoria “Rádio, TV e internet”, o “Pod se tocar: Um podcast sobre prazer sexual e corpos femininos”, produzido pelas jornalistas Alice Alencar e Dyelem Rodrigues, foi escolhido como melhor “Programa de áudio ou rádio”. As duas produções resultaram de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação em Jornalismo da UFAM.
“O Pod se tocar aborda temas essenciais sobre corpos femininos, quebra de tabus acerca do prazer sexual das mulheres e promove um diálogo aberto e necessário. Então, esse prêmio representa o reconhecimento da importância de discutir e educar sobre esses assuntos”, destaca Alice Alencar. “Sou muito grata em saber que vou representar Parintins, a UFAM Parintins e o Amazonas no Intercom Nacional. Isso é muito importante para a nossa vida acadêmica e profissional”, acrescenta Analu Medeiros, anunciando a próxima etapa do prêmio.
Ainda na categoria “Rádio, TV e internet”, a Podsérie “Koutakusei: O sonho japonês na Amazônia” foi premiada na modalidade “Podcast/Videocast”. A série é fruto de um trabalho coletivo de estudantes de Jornalismo da UFAM, representados pelo aluno-líder Jailson Amazonas Reis. Na mesma categoria, na modalidade “Ficção em áudio e rádio”, a radionovela “Koutakusei: O conto de um imigrante” se classificou entre as finalistas, outro trabalho de equipe representado por uma estudante da UFAM, Vivian Tourinho, que assina o roteiro com Thiago Nanine.
Os dois últimos trabalhos falam sobre a imigração japonesa em Parintins e foram orientados em parceria com o Prof. Me. Sebastião Nascimento. Ambos resultam do projeto de extensão "Cidadania e memória digital Koutakusei", iniciativa coordenada também pela Profa. Dra. Cândida Nobre. O projeto foi todo desenvolvido em parceria com a Associação Nipo-Brasileira de Parintins (ANBP) e a Associação Koutaku do Amazonas.
Todos os trabalhos produzidos em Parintins que conquistaram a etapa Norte da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) seguem na disputa da etapa nacional, que vai ocorrer no mês de setembro, em Balneário Camboriú (SC), durante o Congresso Intercom Nacional.
Pesquisas locais também são destaque no evento
A pesquisa acadêmica produzida em Parintins também conquistou seu espaço no 21º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, realizado de forma remota este ano pela Intercom. Dois alunos do curso de Jornalismo da UFAM emplacaram trabalhos científicos na programação. “Inteligência artificial e jornalismo: formas de utilização da tecnologia na prática jornalística", de Thiago Nanine, e "Fãs e anti-fãs: uma análise da fanpage 'perreché' no Facebook do Festival de Parintins 2023", de Amanda Belém, foram orientados pela Profa. Dra. Cândida Nobre. Ambas as pesquisas resultam do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação científica (PIBIC) e são financiadas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
"Foi a primeira vez que os dois discentes apresentaram suas pesquisas e devo destacar que foram muito seguros e se saírem muito bem. Acreditamos que o Intercom Norte é uma excelente oportunidade para iniciar a formação de pesquisadores, para que entendam o processo de socialização do conhecimento, da avaliação pelos pares, da contribuição que novos olhares podem trazer para ampliar as reflexões que já vínhamos trabalhando nas reuniões de orientação. Tanto Thiago quanto Amanda vêm se dedicando bastante aos seus projetos, então é muito bom vê-los se sentindo seguros e capazes de falar sobre suas pesquisas”, analisa a orientadora.
Redes Sociais