Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Agricultores de Vila Amazônia promovem campanha solidária em prol do replantio da comunidade do Murituba
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Agricultores de Vila Amazônia promovem campanha solidária em prol do replantio da comunidade do Murituba

  • Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 10h17
  • Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 10h19

 A agência têm como objetivo ajudar os produtores rurais da Comunidade do Santo Antônio a recuperar suas plantações perdida pelas chamas.

Foto: Larissa Gonçalves

As queimadas ocorridas na Vila Amazônia em novembro de 2023, trouxeram grandes consequências para os grupos Águia Rural e Bananitas da comunidade do Santo Antônio do Murituba. As chamas não comprometeram apenas a subsistência, mas também o sustento das 47 famílias que se disponibilizaram a fazer parte dos grupos de agricultura familiar.

A agência Amanayé (https://www.amanaye.com.br/) tem dado grande visibilidade aos grupos por meio de uma série de produções, criando o site, cards e vídeos curtos para redes sociais, visando promover a importância significativa para a comunidade ribeirinha. Além de todas essas produções, a agência vem ajudando no planejamento da campanha Semeando solidariedade e colhendo renovação que tem como objetivo arrecadar contribuições para os grupos se reerguerem e recuperarem suas plantações que foram perdidas com as queimadas. A iniciativa visa subsidiar a retomada dos trabalhos na compra de sementes e recursos agrícolas para proporcionar uma nova oportunidade na restauração das plantações.

Você pode contribuir com os agricultores a recuperarem suas plantações por meio do  link a seguir: https://www.vakinha.com.br/4522521

Impacto das queimadas

O fogo se alastrou para grande parte dos terrenos da comunidade do Murituba, afetando drasticamente a agricultura familiar, com a perda de grande parte dos produtos e trazendo transtornos para os produtores rurais que perderam todas as plantações cultivadas para a comercialização e o consumo sustentável, como: graviola, banana, açaí, pupunha e bacabinhas.

Sobre Agricultura Familiar

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 80% dos alimentos no mundo são produzidos pela agricultura familiar. São alimentos que chegam à mesa do consumidor produzidos por pequenas famílias de localidades rurais, promovendo produções em forma de contribuição para combater a pobreza e uma alimentação mais equilibrada.

Os grupos de agricultores rurais Bananitas e Águia Rural têm buscado iniciativas sustentáveis para a produção e segurança alimentar a fim de garantir o sustento e renda de muitas famílias em territórios de florestas.

Grupo Águia Rural

O Grupo Águia Rural (https://aguiarural24.wixsite.com/aguia-rural), integra o Programa de aquisição de alimentos (PAA), que é um programa do Governo Federal, executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina gratuitamente às pessoas sem acesso à alimentação adequada e saudável, atendidas pela rede da assistência social. O grupo exerce um papel vital na produção de alimentos e na preservação de práticas tradicionais. O grupo desenvolve uma função fundamental na produção de alimentos que contribui significativamente para a segurança alimentar e para cultura local.

Grupo Bananitas

O Grupo Bananitas, foi criado em 2019 através do projeto “Casa de Beneficiamento das Bananitas”, com o intuito de utilizar a produção agrícola para preencher áreas desflorestadas. O grupo expandiu-se na localidade, aumentando o lucro das famílias e incentivando a participação das mulheres na agricultura familiar. O nome Bananitas refere-se ao produto principal colhido pelas 35 famílias envolvidas.

Por: Amanda Belém, Kerol Guerreiro e Kaylane Castro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página